TINTAS pra que te quero

14/07/2015

Mudar as cores das paredes dá um ar totalmente novo para sua casa, independente do cômodo. Abaixo, daremos algumas dicas úteis para a decisão de pintar a casa ou o escritório, desde a escolha do tipo de tinta, até informações sobre cores e texturas.

  

TIPO DE TINTA Para cada superfície existe um tipo melhor de tinta. Listamos abaixo algumas mais comuns. Parede externa: Tinta acrílica externa Madeira externa ou interna: Esmalte ou verniz Paredes internas: Tinta acrílica ou latex Telhas: Resina ou esmalte exclusivo para cerâmica Azulejos e pisos: Tinta epóxi ou Acrílica Metais: Esmalte QUANTIDADE DE TINTA Calcule a área da parede a ser pintada. A seguir, saiba quantas demãos serão necessárias para atingir o tom desejado. Cada tipo de tinta tem um rendimento diferente, e o tipo de superfície que será pintada também influencia na quantidade de demãos. Em alguns sites de construção é possível calcular a quantidade de tinta será utilizada, de acordo com os itens acima. PREPARANDO TUDO Antes de passar a tinta, a superfície deve ser preparada. Lixe e corrija imperfeições e desníveis com massa acrílica ou corrida. Lembre-se de limpar a parede antes de pintar, para que o pó criado pela lixa não se misture com a tinta. Se a parede estiver descascando, remova as cascas, lixe e passe um fundo reparador, que vai dar resistência para a superfície. Cubra os móveis e o chão para evitar manchas e use fitas adesivas quando precisar pintar cantos ou detalhes sem borrar. DECORAÇÃO / CORES Combinar sua cor preferida com a decoração deixa seu lar com a sua cara. Não existem regras para a disposição e escolha das cores, já que as combinações certas dependem de inúmeras variáveis.

  

Para sair do branco, opte por tons off-white, que são cores bem claras (derivadas de várias outras como rosa, bege, cinza, amarelo) sem a aura hospitalar enjoativa do branco. Cores claras também iluminam e ampliam o ambiente, e são bastante indicadas em apartamentos pequenos e locais de pouca luz natural.

  

Todos os cômodos podem ganhar cara nova com a mudança de cor das paredes. Também é possível combinar uma nova cor com uma textura ou revestimento. Na cozinha e no banheiro essa técnica já é bastante usada, com diferentes materiais. “Tenho usado bastante paredes pintadas combinadas com revestimentos em locais estratégicos, como no espaço em cima da pia e entre a coifa e o fogão.” Gisela Ramos, arquiteta.

 

  

É possível fazer estampas direto na parede também. As imagens abaixo ilustram uma das formas, simples e rápida, usando um molde com a imagem escolhida.  

Você pode modificar as cores da casa e do escritório do jeito que desejar, e a criatividade é muito bem vinda nessa hora. Vale tudo para deixar seu ambiente ainda mais agradável. 

Voltar ao Blog

Entre em contato conosco

Escolha a forma de preferência e entre em contato com a gente