Piscina: ter ou não ter? Eis a questão.

04/08/2015

Para quem vive em um país tropical, onde mesmo no inverno as máximas de temperatura são altas, ter piscina em casa pode ser bastante atrativo. O item também valoriza bastante o imóvel na hora da venda, além de proporcionar muito lazer e diversão. Mas é necessário considerar alguns pontos antes de tomar a decisão de construir uma piscina. Abaixo, listamos o que se deve avaliar antes de manter uma em casa.  

TIPO: Existem diversos tipos de material para construção de uma piscina. Alvenaria (concreto) e azulejo, opções mais usadas até alguns anos atrás, deixam uma liberdade maior de escolha de formato e tamanho, e tem maior durabilidade, apesar de mais difíceis de arrumar em caso de vazamentos. O vinil é uma opção versátil e um dos mais usados, com um bom custo-benefício. Também é possível escolher acabamentos de pastilhas, que costumam ter um valor mais alto, e de fibra de vidro, sensível a manchas e arranhões. TAMANHO: O tamanho da piscina varia de acordo com o espaço disponível em casa, mas também com o seu objetivo. Se a piscina será usada para exercícios, ela não deve ser muito pequena. Nesse caso, uma olímpica ou meia olímpica é ideal. Esse tamanho também é ótimo para quem recebe muita visita em casa que usará a piscina. Se a opção for para crianças, ela não deve ser muito funda, para evitar acidentes. E se tanto crianças quanto adultos forem nadar, pode-se escolher uma piscina com diferentes profundidades (com degraus ou piso em desnível). O formato também pode variar de acordo com a sua preferência, o espaço e o tipo de material usado na construção.  

MANUTENÇÃO: Para que os gastos com a piscina valham a pena, deve-se mantê-la limpa e bem conservada. A água das piscinas não precisa ser trocada, basta fazer regular e corretamente o tratamento, mantendo o pH da água e o nível de cloro no estado ideal, e filtrando a água regularmente. DETALHES: O sistema de iluminação deve ser pensado antes do projeto estar concluído, para que não precisem de reformas depois da piscina estar pronta. É possível colocar luzes de LED dentro da piscina, tanto para iluminação, quanto para decoração. Os filtros de limpeza devem ser de boa qualidade e, acima de tudo, seguros. Recomenda-se a instalação de escadas para facilitar a entrada e saída, caso a piscina tenha um desnível muito alto entre o chão e seu fundo. As escadas também podem ter seus degraus dentro da própria piscina. A decoração pode ser feita tanto fora da piscina, com mobiliários, deques, e paisagismo, quanto dentro da piscina, com mosaicos, luzes, e cores diferentes. Também é possível construir coberturas, instalar aquecedores e hidromassagem, colocar quedas d’água e trampolins, personalizando-a de acordo com seu gosto.  

Escolha um bom profissional para a construção da piscina, para que não haja problemas futuros com infiltrações, vazamentos e rachaduras. Os reparos costumam ser muito complicados e dispendiosos. Ter piscina demanda tempo e custos de construção, manutenção e limpeza. É necessário colocar na ponta do lápis todo o planejamento, antes de tomar a decisão, para que ela seja aproveitada ao máximo. 

Voltar ao Blog

Entre em contato conosco

Escolha a forma de preferência e entre em contato com a gente