O perfil do comprador de imóvel contemporâneo

31/03/2015

Houve uma mudança no perfil do comprador de imóveis residenciais novos na região metropolitana de São Paulo, eles são cada vez mais jovens, têm alto grau de escolaridade, são solteiros e têm filhos. O comprador potencial tem idade média de 33 anos, prioriza localização a espaço, dessa forma, as incorporadoras precisam oferecer produtos compactos, funcionais e que prezem por mobilidade. Um dos desafios das incorporadoras é se adequar a esse novo perfil ingressante no mercado imobiliário. Antes, o comprador médio estava na faixa dos 40 anos e pertencia à classe média alta. Esse cliente de 33 anos entrou no mercado depois da ascensão econômica, comprando um imóvel específico: pequeno, compacto e bem localizado." De acordo com uma pesquisa de mercado, 76% dos compradores paulistas possuem alto grau de escolaridade, 56% são solteiros e 52% têm filhos. A renda média mensal é de R$ 8.390, sendo que 41% ganham acima de R$ 10 mil. O imóvel novo é financiado por 89% dos compradores, que por sua vez comprometem 31% de sua renda. A localização é primordial na decisão de compra para 43% da amostra de paulistanos. O novo comprador aceita se movimentar para perto do trabalho ou regiões de fácil acesso, mesmo que tenha que ir para uma metragem menor por causa disso. No entanto, também que há um descasamento entre o tipo de imóvel que o comprador almeja e o que de fato compra. Esse jovem sai, em média, de um imóvel de 90 metros quadrados, sendo que 42% moram com pais ou familiares, para um imóvel de 62 metros quadrados - embora almejasse uma área de 72 metros quadrados em média.

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