Mais Arquitetos que marcaram a história

08/12/2015

Muitos arquitetos deixaram sua marca no mundo com obras conhecidas e admiradas. Já falamos aqui de alguns deles, e trazemos hoje mais nomes mundiais da arquitetura.

 

ANTONIO GAUDI

Gaudí viveu de 1852 a 1926, na Espanha, e foi um dos principais arquitetos do modernismo catalão, apesar de não se restringir apenas a essa ‘escola’ arquitetônica. Suas obras tem a característica distinta de  valorizar as formas da natureza. Também é possível identificar sua paixão pela religião em suas criações. Seu principal projeto é a Catedral da Sagrada Família, inacabada, que é um dos pontos turísticos mais visitados de Barcelona. Sete de suas obras são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO.


Catedral da Sagrada Família, na Espanha


Casa Batllo, em Barcelona

 

 

SHIGERU BAN

Shigeru Ban, atualmente com 58 anos, é um dos arquitetos japoneses de maior renome mundial. Vencedor do Prêmio Pritzker de 2014, Ban é reconhecido por sua criatividade e inovação em seus materiais e estruturas, além de seus desenhos. Muitas de suas obras são voltadas às necessidades de locais onde ocorreram tragédias naturais, como centros comunitários, abrigos e locais espirituais. Formado em Tóquio, na Califórnia e em Nova York, o japonês dedica boa parte de seu tempo a projetos sustentáveis e filantrópicos. Seu trabalho mais recente divulgado é um protótipo de de abrigo emergencial para o Nepal, de fácil construção e feito de borracha.


Igreja de papelão construída na Nova Zelândia


Abrigos de borracha no Nepal (projeto)

 

 

 

LINA BO BARDI

Arquiteta nascida na Itália e naturalizada brasileira, morreu em 1992 aos 77 anos, deixando, além de obras de arquitetura, também de cenografia, artes plásticas, desenho imobiliário, entre outros. O MASP - Museu de Arte de São Paulo - é considerado sua obra prima. Também é responsável pelos projetos do Museu de Arte Moderna da Bahia, o Teatro Oficina e o SESC Pompéia. Mudou-se para o Brasil em 1946, casada com o jornalista e crítico de arte Pietro Maria Bardi, alguns anos depois do fim da segunda guerra mundial. Lina Bo Bardi foi uma das mulheres mais influentes da arquitetura no Brasil.


MASP - Museu de Arte de São Paulo


SESC Pompeia, em São Paulo

 

Leia sobre outros arquitetos aqui!

 

 

Voltar ao Blog

Entre em contato conosco

Escolha a forma de preferência e entre em contato com a gente