Importantes nomes da arquitetura brasileira

27/10/2015

Muitos arquitetos brasileiros fizeram fama no Brasil e no mundo com projetos reconhecidos mundialmente. O mais conhecido deles é o Oscar Niemeyer (já falamos dele aqui), que estava frequentemente na mídia. Mas outros brasileiros também marcaram a história da arquitetura.

Veja abaixo alguns desses arquitetos e suas principais obras.

Lúcio Costa

O pai de Lúcio Costa era Almirante, e por isso Lúcio morou e estudou em diversos países, além de ter nascido na França em 1902. Ainda adolescente, voltou ao Brasil e se formou como Arquiteto na Escola Nacional de Belas Artes. Seu primeiro projeto notável foi o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Mas o que o consagrou na arquitetura mundial foi o Plano Piloto de Brasília, um projeto urbanístico escolhido através de um concurso em 1957 para a então Nova Capital.


Croqui do Plano Piloto de Brasília


Cidade de Brasília vista de cima

 =================================

João Batista Villanova Artigas

Arquiteto brasileiro que viveu de 1915 a 1985, João Batista Villanova Artigas foi um dos principais representantes do movimento arquitetônico chamado de Escola Paulista - uma reforma curricular ocorrida na década de 60. Graduado na Universidade de São Paulo (USP) como engenheiro-arquiteto, e professor por alguns anos, Artigas deixou obras de extrema relevância no Brasil, que englobam hospitais, residências e escolas. Uma de suas principais obras é o Estádio do Morumbi, maior estádio particular do país, inaugurado em outubro de 1960.


Estádio do Morumbi


Estádio do Morumbi

 =================================

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha, de 87 anos, é um dos arquitetos mais importantes do Brasil. Formado na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Arquitetura e Urbanismo, foi influenciado pelo modelo de arquitetura proposto por Villanova Artigas, a Escola Paulista. Também deu aulas na Universidade de São Paulo (USP), e em 2006 ganhou o Prêmio Pritzer, o mais importante da arquitetura mundial. Dentre suas obras de destaque estão a Intervenção e reforma da Estação da Luz, em São Paulo e o projeto do Museu da Língua Portuguesa, que são hoje pontos turísticos da cidade.


Vista externa da Estação da Luz


Vista interna da Estação da Luz


Vista interna do Museu da Língua Portuguesa

 


Conheça alguns dos arquitetos mais importantes da história mundial!

Gostou do post? Siga a Módena no Facebook e no Twitter, e fique atualizado!

Voltar ao Blog

Entre em contato conosco

Escolha a forma de preferência e entre em contato com a gente