Conhecendo Alphaville

26/01/2015

Alphaville foi um filme francês do famoso cineasta Jean-Luc Godard de 1965 e conta a história de uma cidade futurista dominada por um robô. No início da década de 1970, foi inspiração para o nome da nossa hoje famosa Alphaville – conhecida pelo seu grande centro empresarial e condomínios residenciais próxima à Castelo Branco, sendo parte de Barueri e Santana de Parnaíba. Idealizada pelos sócios Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque, que foram colegas da USP e já administravam uma construtora focada em erguer pontes, viadutos e casas populares; em 1970 eles expandiram o negócio e consolidaram um condomínio em Alto de Pinheiros, que foi finalizado em 1973. Nesse mesmo ano, um terreno fora da metrópole de 5,5 milhões de metros quadrados estava disponível para compra e eles não perderam tempo. A Fazenda Tamboré foi adquirida pela Takaoka S.A. (parceria de Takaoka e Albuquerque) e em 1974 o Alphaville Empresarial foi lançado. Um exemplo de grande empresa que logo adquiriu espaço é a HP: imediatamente fez uso de 20.000 metros quadrados. Desde então, veio a ideia de criar casas para estes funcionários.

 Foto: antiga Alphaville


Este projeto para os empreendedores do espaço empresarial de Alpha foi o primeiro inspirado em cidades americanas planejas próximas às grandes metrópoles. A 23km da capital, em julho de 1975 o bairro já tinha infraestrutura completa. O Alphaville Tênis Clube hoje conta com uma área de 107.000 metros quadrados e mais de 10.000 associados. O sucesso do Residencial 1 levou a outros e como já sabemos, esse número cresceu a um mínimo de 15 condomínios. Alphaville cresce a cada ano que passa e hoje conta com cerca de 5 hospitais e clínicas, 6 laboratórios, 16 agências bancarias, diversos hotéis e flats, shoppings centers, supermercados, etc – todos os requisitos necessários para os moradores terem todas as facilidades próximas.


Agora que você já sabe um pouquinho da história de Alphaville, aguarde nossos próximos posts: teremos curiosidades e dicas de entretenimento no bairro. Até lá!

Voltar ao Blog

Entre em contato conosco

Escolha a forma de preferência e entre em contato com a gente