Animais em casa: qual escolher?

03/09/2015

Ter um bicho de estimação em casa pode ter vários benefícios. Para crianças, a interação ajuda a desenvolver responsabilidade, afeto e cuidado. Já os idosos têm menos propensão à depressão ou solidão quando possuem um animal em casa. Para casais, as brigas diminuem com um bichinho que ambos amam. E para todos nós, é muito gostoso chegar em casa e ter alguém te esperando para brincar, fazer carinho e diminuir o estresse do dia.
 
CACHORROS
 
As vantagens de ter cachorro em casa são amplamente conhecidas. Esses animais costumam ser os mais alegres e brincalhões, além de terem o merecido apelido de melhor amigo do homem. Existem muitas raças diferentes de cachorros, com características e necessidades específicas. Antes de escolher seu cãozinho, informe-se sobre o tipo de alimentação, espaço, atenção e cuidados que a raça demanda. 
 
GATOS
 
Quem ama gatos sabe: eles são tão amorosos e companheiros quanto os cachorros. Uma das grandes vantagens dos felinos é a independência, e sua higiene é mais prática do que a dos cães.
Os gatos devem comer apenas ração específica para eles, pois são essencialmente carnívoros, e alimentos humanos como frutas e verduras saciam a fome deles, mas não possuem as proteínas que necessitam para se manterem saudáveis. Deixe também sempre uma tigela com água fresca para o bichano, pois seu organismo funciona melhor quando hidratado. E telas de proteção nas janelas são obrigatórias, para evitar acidentes.
 
PEIXES
Muita gente opta por ter peixes pela facilidade da manutenção. Muitas espécies, como o peixe beta, por exemplo, precisam apenas de alimentação diária e troca semanal da água do aquário. Outras necessitam de bombas ou água salgada para sobreviver.
Se o aquário for grande, pode ser usado também como decoração, com luzes, enfeites marinhos e diversos tipos de peixes. Porém, atente-se às espécies que irá adquirir, pois algumas não podem conviver juntas.
 
ROEDORES
Hamster, camundongo, chinchila, porquinho da Índia, Gerbil: Existem diversos tipos de roedores domésticos. Pequenos, fofinhos e dentuços, os roedores costumam ser dóceis e sociáveis. O valor deles é baixo, e ocupam pouco espaço, vivendo geralmente em gaiolas. Muitos têm dentes sempre em crescimento, por isso precisam desgastá-los constantemente, preferencialmente com alimentos duros.
 
AVES
Existe uma variedade imensa de espécies de pássaros, e se a opção for esse tipo de animal, deve-se pesquisar as peculiaridades de cada um. 
Araras e Papagaios são as espécies que podem aprender a falar e realizar truques, e vivem cerca de 60 anos. Canários e periquitos são espécies escolhidas por seu canto, e exigem menos interação. Cacatuas e Calopsitas também são animais inteligentes, que podem aprender truques, e são muito companheiros.

 

Antes de adquirir um pássaro, confira as credenciais do vendedor, pois o tráfico de animais silvestres cresce todo ano.
 

Gostou do post? Siga a Módena no FACEBOOK e no TWITTER para dicas de decoração e organização!

Voltar ao Blog

Entre em contato conosco

Escolha a forma de preferência e entre em contato com a gente